sábado, 21 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Alguns diriam que não há muito para se comemorar no dia da consciência negra e que o dia em que se comemora o dia da consciência negra, deveria ser um dia de luta, um dia de protestos contra o racismo, um dia de protesto contra o pouco caso com que os governantes dos países mais ricos do mundo olham para a nossa mãe África, que tem seus filhos tão maltratados, entre outras reivindicações.
Eu, ao contrário daqueles que pensam assim, gostaria de exaltar a consciência de alguns negros maravilhosos que tantas alegrias proporcionaram ao povo brasileiro e ao mundo, negros que nos fizeram rir, negros que nos fizeram dançar, negros que nos fizeram cantar, se apaixonar, se emocionar com suas canções e dribles que são uma verdadeira obra de arte.
O que dizer, por exemplo, daquele que emocionou a tantos da minha geração cantando seu amor a Jesualda, Magnólia, Catarina, Tereza, Bebete, entre outras canções que nos fizeram dançar, cantar, aquele que com seu suing, nos brindou com tantas canções. Jorge Ben Jor, que consciência maravilhosa. Um brinde à Menina Mulher da Pele Preta. Salve Jorge.
O que dizer, por exemplo, de um Milton Nascimento, que com sua voz maravilhosa, que com sua consciência divina, nos brindou com canções como Coração de Estudante, Travessia e tantas outras canções?
Falar o que da consciência de um Gilberto Gil, de B.B. King, de Bob Marley, Pixinguinha, Luiz Melodia, Steve Wonder, entre tantos outros cantores, compositores e músicos negros?
O que dizer, por exemplo, de um Ronaldinho Gaucho, eleito três vezes como o melhor jogador do mundo? Foram tantas as alegrias proporcionadas por ele aos povos do mundo inteiro, que no meu entendimento, tem todo o direito de às vezes, não jogar bem.
O que dizer de um Pelé?
O dia 20 de novembro, dia da consciência negra, é uma data comemorativa, e como tal, deve ser comemorada, e esse texto, assim como o canto, e os dribles de todos os citados, é uma pequena e singela homenagem aos negros, que como dizia o poeta Gilberto Gil, é a soma de todas as cores, e assim sendo, é também, a soma de todas as consciências.
Viva Zumbi dos Palmares.
Sua benção, Dona. Clementina de Jesus.
Prof. Cícero
20.11.2009

16 comentários:

  1. Aii beim enteressanto E muita jente nem sabe da historia ...
    Cultura e vida...

    ResponderExcluir
  2. muito interessante gostei.
    realmente muitos não dão valor aos negros.Esse texto mostra o quanto eles são importantes para nossa cultura.
    parabens pelo texto profº!!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é beem interessante. Eu acho que as pessoas devem dar valor aos negros e se enteresar mais pelo dia da conciência negra. A conciência negra mostra a verdade que não é pra ter preconseito com os negros.
    Gostei muito desse texto!

    ResponderExcluir
  4. legal mas seria bom se vc postace coisas mais interesantes como filmes e musicas.

    ResponderExcluir
  5. Steffany e Luana G. 7°B : Achamos que o texto 'Dia da Consciência Negra' está falando a verdade porque as pessoas de hoje em dia tem muito Racismo não só no Brasil mas como em todo mundo contra os negros. Mais na verdade isso não tem nada a ver,racismo é um mal a si próprio. Na nossa opinião não deveria existir essa coisa de Rascismo porque na verdade todo mundo é igual independente da Cor,Todo mundo é um ser que tem grandes sentimentos e um negro não vai ser diferente.

    ResponderExcluir
  6. É MUITO LEGAL TEM GENTE QUE NAO
    SABE NADA SOBRE OS NEGROS

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse texto muito importante que mostra
    que agente nao deve ter preconseito com os negros afinal eles tambem são Humanos temos que valorisar a arte dos negros por isso que tem a homenagem aos negros

    ResponderExcluir
  8. adorei esse texto espero que muitas pessoas gostem porque fala sobre uma coisa que realmente acontece no mundo é o rascismo e é legal isso

    ResponderExcluir
  9. eu gostei muito desse texto porque fala o sofrimento dos negros!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. eu achei super legal este texto que pelos menos as pessoas reflentam sobre isso e para com o racismo...

    ResponderExcluir
  11. eu achei o texto muito bom, devemos sempre pensar como os negros sofreram.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. o texto foi muito legal quer saber porque o texto fala sobre a consciencia negra

    ResponderExcluir