quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DICAS DE LEITURA E ESCRITA

1. Antes de escrever, raciocine, pense sobre o que vocês querem escrever. Antes de escrever isso aqui tudo para vocês, pensei muito. Muitas vezes parei para pensar também, e sabem porque, porque as idéias fervilham na cabeça da gente e as vezes a gente não sabe direito qual idéia deve ser escrita primeiro, qual a que vem depois, e aí tem que pensar no tema central antes de escrever, e essa é a dica número dois.

2. Organize as idéias antes de escrever, se depois que tiver começado a escrever travar e não saber mais qual idéia vai escrever primeiro, saia, de uma volta, ande, faça um alongamento, continue pensando durante esse tempo, as idéias vão clarear e as vezes, novas idéias vão surgir. Quando achar que achou o caminho, volte e escreva.


3. Seja persistente, não desanime nunca, e tente escrever exatamente aquilo em que está pensando, e da melhor maneira possível.

Algumas dicas de leitura agora.

4. Quando estiver lendo um texto, se num determinado momento não estiver entendendo mais o texto, volte alguns parágrafos, releia o texto, procure se concentrar, até que esteja entendendo de novo. De nada vai adiantar vocês continuarem a leitura se chegar num determinado momento, vocês não estiverem mais entendendo o texto. Procure um ambiente agradável para ler. Procure o silêncio.

5. O silêncio é uma ORAÇÃO, e vai ajudar vocês a entenderem o texto, e também vai ajudar vocês a escreverem, e é por isso, que na sala de leitura, quando vamos ler alguma coisa, tem que haver, SILÊNCIO.

Prof. Cícero

2 comentários:

  1. Gostei muito das ideias do professor Cisero , Pois vou praticar algumas .

    ResponderExcluir
  2. As ideias do professor Cisero são interesantes , pois vou praticalas também.

    ResponderExcluir